4 Grandes Dicas de Marketing Pessoal Digital
Marketing Pessoal Digital

4 Grandes Dicas de Marketing Pessoal Digital

Marketing Pessoal é o uso de estratégias de Marketing para a carreira profissional de uma pessoa, comparando essa pessoa a uma empresa, o que, na parte de Marketing, realmente não tem tanta diferença.

A diferença é que ao invés de focar em uma Marca empresarial, você irá focar na sua Marca Pessoal.

Ou seja, o Marketing Pessoal Digital é a mesma coisa que o dito no primeiro parágrafo, mas focando no universo digital para alcançar os resultados de valorização da Marca Pessoal, entendeu?

Vejamos como alcançar a valorização da Marca Pessoal com estratégias no universo digital:

1 – Planeje sua carreira e tenha FOCO

Essa dica é bem simples, mas é difícil fazer, confesso que até eu tenho dificuldades às vezes.

Mas a ideia aqui é: escolha em qual área você irá trabalhar, tente segmentar o máximo possível, mas não segmente tanto a ponto de focar em algo minúsculo que não dará futuro.

Claro, essa dica não vale de nada se você não tiver paixão por aquilo que for fazer, mas levarei em conta que você escolherá algo que lhe motiva a acordar todos os dias para trabalhar.

Vou dar um exemplo de como você deve fazer:

Digamos que você seja um advogado, ao invés de ser um advogado empresarial, penal e tributarista o melhor é que você seja Advogado só de uma coisa.

Seja Advogado Empresarial, ou Advogado Penal, ou Advogado Tributarista. Mas por que isso?

Apesar de parecer muito bom fazer de tudo e aproveitar todas as oportunidades, a verdade é que, em longo prazo, isso vai te atrapalhar.

Na cabeça do seu cliente você pode ser até bom em todas as áreas, mas não é ótimo nem é “O Cara” em alguma área, entende?

Quem será preferido para grandes causas? O bom ou o Ótimo? O bom em tudo, provavelmente, ira ser mediano tudo e terá clientes medianos o que lhe garantirá uma vida mediana.

Ai que entra o FOCO. Foco nada mais é do que fazer uma escolha e persistir nela, para sempre.

Aprendi que quando fazemos uma escolha nós estamos abrindo mão de todo o resto, se você decidir focar em uma área, não pense que será fácil.

Irão aparecer várias oportunidades ótimas nas outras áreas, mas você tem que saber aonde quer chegar e recusá-las.

É difícil, mas é possível!

2 – Blog

Agora vamos entrar na parte digital.

Crie um blog. E nesse blog fale sobre a área que você escolher, suas experiências na área, cases e etc.

Mas o principal nesse blog é, ensine e ajude.

Passe adiante o que você aprender e ajude as pessoas, por 3 motivos:

1 – Você aprende mais quando estuda o suficiente para explicar aos outros.

2 – Ensinar ajuda as pessoas a te verem como referência, com mais facilidade.

3 – Ajudar é sempre bom, e também é sempre uma boa oportunidade para você divulgar o seu trabalho.

Se tornando uma referência você agrega valor a sua Marca Pessoal, e essa é a ideia.

E agregando valor a sua Marca Pessoal, você começa a se tornar referencia em sua área, e começará a pegar clientes maiores, será requisitado para eventos e por ai vai.

Lógico, você tem que divulgar o blog!

Construir um blog é como ter um canal de mídia exclusivamente sobre o seu trabalho.

3 – Grupos em Redes Sociais

A terceira grande dica é: esteja nas principais redes sociais.

As redes sociais potencializam o Network.

Seja e esteja presente, ajude as pessoas, mostre seus conhecimentos, divulgue o seu blog ( mas cuidado com o SPAM ) e interaja com as pessoas.

Eu indico a qualquer pessoa que queira usar o Marketing Pessoal Digital que esteja presente no LinkedIn, uma rede social para profissionais.

Veja aqui um artigo sobre como otimizar o seu perfil no LinkedIn.

Minha última dica, nesse tópico, é: procure redes sociais menores, mas que seu público-alvo esteja presente, pois nessas redes você terá menos concorrência, fique atento.

Existem pequenas redes sociais onde você pode encontrar o seu público-alvo, então, você precisar “fuçar” a internet atrás dessas redes sócias.

Aonde houver um grupo de pessoas falando de algo que você domina. Você tem que estar lá!

4 – Leia seguintes livros

3 livros que vão te ajudar bastante em tudo isso:

Livro: “Personal branding

Autor: Arthur Bender
Editora: Integrare Editora
Ano de Edição: 2009
Páginas: 272

Livro: “Vai Fundo!

Autor: Gary Vaynerchuk
Editora: Agir
Edição: 2010
Páginas: 190

Livro: “Como Ter Sucesso no Linkedin

Autor: Rui Pedro Caramez
Editora: PACTOR
Edição: 2013
Páginas: 208

Esses livros são a base que eu usei para escrever esse post, se você ler e aplicar o que é dito nesses 3 livros, eu tenho certeza que você conseguirá chegar em suas metas.

Via marketingdigitaldicas

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