Agora o Facebook também usa hashtags. Será que isso afeta o seu #MarketingDigital?
Facebook usa Hashtags

Agora o Facebook também usa hashtags. Será que isso afeta o seu #MarketingDigital?

Faça a experiência, digite na busca do Facebook #marketingdigital e você verá que, entre os resultados, agora eixste a categoria Hashtags. Assim como Twitter, Instagram, Pinterest, Vine e Tumblr, o Facebook passou a adotar as hashtags.

De acordo com comunicado do Facebook, de 12/6/2013, traduzindo: “…hashtags no Facebook permitirão que você adicione conteúdo a um post ou indique que ele é parte de uma discussão maior. Quando você clicar em uma hashtag no Facebook, verá o que outras pessoas e páginas estão dizendo sobre aquele evento ou tópico específico”.

Popularizado pelo Twitter, a hashtag vincula posts a assuntos específicos, você diz que quer que seu post seja considerado como seu input sobre um determinado tópico. Com a popularização das redes sociais, as empresas vinham mais e mais acompanhando resultados sobre lançamento de produtos, programações de tv, projetos políticos e toda forma de reação aos eventos mais diversos. Em se tratando de marketing, o acompanhamento das reações nas redes sociais tornou-se uma ferramenta poderosíssima, substituta potencial, mais que bem-vinda, das obscuras maquininhas que acompanham a audiência dos canais de TV ou as pesquisas de mercado.

Apesar de o Facebook já ser largamente utilizado para o acompanhamento de eventos, programas e jogos, com o uso das hashtags, fica mais fácil você participar de discussões ou acompanhar temas de seu interesse. O comunicado segue, dizendo que: “as hashtags são o primeiro passo para ajudar as pessoas a descobrir mais rapidamente o que está sendo dito sobre um tópico específico e participar nessas conversações públicas. Nós continuaremos a acrescentar mais possibilidades em breve, incluindo lista das hashtags mais populares (leia-se trending topics, como o Twitter) e o aprofundamento desta possibilidade, que ajuda as pessoas a descobrir mais das conversações do mundo”. São as grandes ideias do Twitter fazendo escola.

E então, como isso afeta sua estratégia de marketing nas mídias sociais? Logicamente, a categoria hashtags é mais uma opção de apresentar sua página às pessoas, mas há outras considerações importantes.

- Note que o comunicado diz, como traduzido no parágrafo anterior (sublinhado): conversações públicas. Somente o que for dito em páginas públicas constará dos resultados.

- Ouvi daqui o resmungo do pessoal do marketing… Não, você não terá acesso a tudo que todos estão falando de seu produto na lista de hashtags. Para isso, continuará sendo necessário usar ferramentas mais elaboradas de monitoramento das mídias sociais.

- Se você usa em suas propagandas impressas ou televisivas a hashtag #SeuProduto, essa campanha passa a fazer sentido no Facebook também.

- Campanhas cruzadas em diferentes redes sociais (tweets que são automaticamente publicados no Facebook e vice-versa) passam a constar dos resultados de busca.

- Fica mais fácil pesquisar hashtags de assuntos relacionados à sua área de atuação, a fim de participar das discussões oferecendo conteúdo relevante.

- Criar uma hashtag específica em um evento de sua marca ficou ainda mais importante.

Via marketingdigital.com.br | Alex Moraes

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