Checklist: 10 itens para verificar antes de enviar uma campanha de e-mail marketing
E-mail Marketing

Checklist: 10 itens para verificar antes de enviar uma campanha de e-mail marketing

Quando se trata do envio de uma campanha de email marketing para uma base de clientes, com centenas ou milhares de emails, até os mais experientes profissionais de marketing sofrem uma leve taquicardia ao constatar que algo deu errado no envio.

Um pequeno erro na sua campanha de email marketing pode levar a uma má impressão e até mesmo ao cancelamento de seus clientes em sua listas.

Por isso, sempre se pergunte: Está realmente tudo OK? Eu inclui todas as informações necessárias? Esta é a lista certa? Muitas campanhas de e-mail acabam dando errado porque o botão de enviar campanha foi clicado muito rápido, e o pior, sem responder a essas perguntas tão simples, que poderiam evitar erros irreversíveis.

Mas, se você tiver uma lista de verificação em que se basear antes de clicar no botão enviar, você não precisará se arrepender da ação nem desejar que existisse um botão Desfazer naquele momento. É essa a ideia desse post, fornecer uma checklist para você rever antes de enviar seu e-mail:

1 . Estou enviando para a lista de e-mail certa?

Verifique no mínimo duas vezes quando for escolher a lista de e-mail para a qual você precisa enviar uma campanha! Nosso conselho é nomear as listas de e-mail, descrevendo seu propósito de forma clara. Você também pode usar letras ou números no caso de existir listas com nomes semelhantes . Aqui estão alguns exemplos :

- Blogs Inscritos 2011

- Blogs Inscritos 2013

- Clientes de produtos XY

- Participantes do evento 10 Ed.

Com as listas bem segmentadas e com nomes que fazem uma separação clara as chances de você errar na escolha da lista é muito menor.

2 . Estou enviando a campanha certa?

A regra é a mesma para a pergunta #1 acima. Este erro é mais comum quando o envio de campanhas de e-mail é feito para diversas listas segmentadas ou ao ter que entregar muitas campanhas em um curto espaço de tempo. Basta uma pequena distração, aliada com desorganização e pronto, a falha será iminente.

Preste atenção em detalhes e organize suas campanhas de uma forma que:

- Os nomes fiquem claros para as campanhas que você tem que enviar, a fim de distinguir melhor cada uma.

- Visualize ao menos duas vezes a campanha antes de enviá-la.

3. Será que a campanha vai ser exibida de forma correta para todo mundo?

Existem ferramentas específicas que você pode usar para verificar a aparência de sua campanha, mas é sempre uma boa opção enviar um e-mail teste para contas próprias em diferentes provedores de e-mail, navegadores e sistemas operacionais, como por exemplo:

- Gmail

- Yahoo

- Hotmail

- Thunderbird

- Outlook Express

- iOs

- Android

Não há muito o que se fazer quando se pensa em design numa campanha de email marketing. O uso de tabelas ainda é necessário e as imagens na maioria das vezes não são exibidas por padrão, por isso, enviar uma campanha teste pode evitar formatos indesejados e irá garantir que sua campanha apareça com o mesmo layout e design em todos os diferentes provedores de email.

Via resultadosdigitais

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: