Como fazer ações de marketing na internet. 10 Dicas!
Marketing na Internet

Como fazer ações de marketing na internet. 10 Dicas!

Como fazer ações de marketing na internet? Bem, existem muitas formas de usar a internet como um intermediador para ações de marketing, também chamadas de Marketing Digital.

Nessa variedade de ações de marketing pela internet, você irá encontrar algumas formas pagas, outras não.

Mas o principal é que a internet é um prato cheio para as pequenas, médias empresas e profissionais liberais conseguirem realizar ações de marketing com um custo muito mais acessível.

Vejamos algumas:

Ações pagas

Todas as ações de marketing na internet que são pagas podem gerar um retorno muito interessante, mas é sempre bom que o planejamento da campanha seja feito por um profissional, para que o retorno seja o melhor possível.

Links Patrocinados no Google

Cada dia que passa mais pessoas descobrem como anunciar no Google, e descobrem também que é uma forma muito boa de gerar tráfego e vendas, tanto de produtos como de serviços.

No Google, você, basicamente, compra palavras-chave, digamos que você tem um escritório de contabilidade no Rio de Janeiro.

Quando alguém buscar por “Escritório de contabilidade no Rio de Janeiro”, caso você tenha comprado essa palavra-chave, seu anúncio irá aparecer, isso é ótimo, não é?

Você irá aparecer exatamente para a pessoa que está interessada no seu serviço, tão interessada que ela está procurando por ele, melhor que isso, não tem.

O melhor de tudo é que você só paga caso a pessoa clique no seu anúncio, se ela buscar depois, ver o seu anúncio, e não clicar, você não paga.

Você irá pagar só por visitas obtidas, se alguém clicar, você paga, se ninguém clicar, você não paga, simples assim.

Facebook Ads

No Facebook, você mostra seus anúncios para as pessoas, de acordo com seus interesses ou localidade.

Digamos que você tenha uma loja de produtos de beleza feminina no Rio de Janeiro, no Facebook Ads, você poderá escolher que seus anúncios apareçam apenas para mulheres, entre 16 e 40 anos, que morem no Rio de Janeiro.

Lógico que esse é só um exemplo, existe muitas outras coisas que podem ser feitas para que o público-alvo seja encontrado.

Também há a oportunidade de divulgar um post feito pela a página da sua empresa, o que tem gerado alguns resultados interessantes.

Anúncios em blogs

Se você tiver feito um bom planejamento de marketing, então com certeza você entende bem o seu público-alvo.

Sendo assim, você pode mapear os principais blogs que tem como público principal o seu público-alvo, nesses blogs você pode anunciar em banners, anúncios no facebook do blog, no twitter do blog e até mesmo um espaço para escrever um post falando sobre seus produtos.

Email Marketing

Essa é uma ação que pode dar muito certo, como pode dar muito errado, vai depender de como ela será realizada.

A empresa precisa criar a seu próprio mailing list, com usuários interessados em receber e-mails da empresa, caso o contrário, você irá gastar dinheiro e irá sujar o nome da sua empresa, nunca mande e-mails para pessoas que não solicitaram recebe-los.

Ações não pagas

Apesar das ações seguintes não serem diretamente pagas, é bom que seja planejada ou pelo menos acompanhada por um profissional da área, caso contrário pode não dar muito certo.

Otimização de Sites – SEO

SEO são estratégias e técnicas que visam fazer um site subir no ranking dos motores de busca.

Ao invés de você pagar ao Google para aparecer, como em um anúncio, você aparece como resposta normal para a pesquisa.

Mas SEO é um investimento de médio a longo prazo, é preciso paciência, mas quando o resultado começa a aparecer ele se mostra muito consistente.

Blog corporativo

Ter um blog no seu site, ou loja virtual é uma das estratégias que eu mais gosto, você pode escrever sobre o que é importante para os seus clientes.

Juntando SEO e Blog, o retorno que a sua marca pode ter é muito grande, e isso sem pagar nenhum centavo para um veículo de mídia.

Ter um blog é uma oportunidade muito boa, crie conteúdo relevante para o público que você deseja atingir e você, com o tempo, verá como isso irá formar uma comunidade em torno do seu site ou loja virtual.

Quando você consegue criar uma comunidade em torno do seu site ou loja virtual, o resto acontecerá sozinho com o boca-a-boca virtual, essa é uma estratégia muito poderosa, mas que demanda tempo e muito trabalho.

Sites de Compra Coletiva

Sites de compra coletiva são sempre boas estratégias para as pequenas e médias empresas, mas tome cuidado com qual site de compra coletiva você irá fechar acordo, pois existem alguns sites desse gênero, que não são muito confiáveis.

Ao contrário do que alguns pensam você não paga para anunciar nesse tipo de site, mas você deixa de ganhar o lucro máximo no momento, para poder expor a sua marca para o público que você deseja atingir.

Para isso busque sites de compra coletiva que tenham haver com o seu nicho de mercado. Existem muitos relatos positivos dessa ação de marketing.

Relacionamento com clientes através de Redes Sociais

Existem várias Redes Sociais onde você pode criar uma conta e se relacionar com seu público-alvo gratuitamente, abaixo vou citar alguma das principais:

Página de fãs no Facebook
Construir um relacionamento com o seu público-alvo na maior rede social do mundo, não pode ser uma má ideia, não é?

Seja interessante para as pessoas, não queria só mostrar e falar dos seus produtos ou serviços, seja útil aos seus clientes, construa um RELACIONAMENTO, isso com certeza irá dar um retorno maior do que ficar querendo vender toda hora através do facebook.

Twitter
Twitter, também é uma rede social importante, esteja presente nela caso o seu público-alvo também esteja, mas preste atenção para não ser uma marca “chata”, interaja, sempre!

Instagram, Pinterest e outras
Existem algumas redes sociais que fazem sucesso, mas não tanto quanto o facebook. Busque descobrir quais são as redes sociais menores ou de nicho que o seu público-alvo está presente, e marque presença também.

Via marketingdigitaldicas.com.br

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: