Como Fazer um Blog de Sucesso? 8 Dicas!
Blog De Sucesso

Como Fazer um Blog de Sucesso? 8 Dicas!

Fazer um blog de sucesso é o sonho da maioria dos blogueiros, mas, infelizmente, isso não é uma tarefa fácil e, nem tão pouco, acontece do dia para noite.

O Início

• Escolha seu nicho: Escolha seu nicho e foque nele, se especialize nele, não seja um blog genérico que fala sobre qualquer coisa, não que esses blogs sejam ruins, mas é mais difícil de conseguir fidelizar os usuários.

• Nome de domínio: Escolha um nome para o domínio do seu blog que seja auto-explicativo, a pessoa tem que ler o endereço e já saber do que o blog trata, isso ajuda a assimilação por parte do público.

OBS: Dê preferência por endereços com extensão “.com” ou “.com.br”, não por causa de SEO, mas porque esses são os mais conhecidos pelo público em geral.

• Diversifique os formatos de mídia: Não use só textos.

Use imagens, para ilustrar o que você está escrevendo. Vídeos dos seus melhores posts, ou sempre que for possível. Grave podcasts. Crie slides e ponha no slideshare, enfim, crie conteúdo em formatos diferentes e distribua-o pela a internet.

Comunicação Visual

• Identidade visual: Um blogueiro que queira fazer sucesso PRECISA desenvolver uma identidade visual, isso é, uma logo.

A identidade visual ajuda a consolidar a marca do seu blog e passar profissionalismo, algo que, com certeza, você vai querer, afinal, você não quer ser só mais um “blogueirozinho”, quer?

• Design: Como eu disse antes, seu blog precisa ter um aspecto profissional, e não só isso, mas ser agradável ao leitor.

Compre um layout bacana, você tem cerca de 5 segundos, no máximo, para mostrar ao usuário que o seu blog merece a atenção dele.

Se a aparência do seu blog não for condizente com o que o seu público-alvo espera você perderá leitores antes mesmo deles começarem a ler algo.

Por exemplo, digamos que você seja dentista e seu blog seja todo trabalhado em cores escuras, provavelmente isso não passará uma boa impressão.

Pense como o seu público-alvo, o que você esperaria do layout de um blog do seu nicho?

Por último, e não menos importante, estude técnicas de webwriting, para que seu texto fique mais “gostoso” de ler.

Ajude e se Relacione com a Comunidade

• Agregue Valor a Comunidade: Blogar é, basicamente, querer ajudar os outros.

Seu blog precisa trazer algo de útil ou interessante para os leitores ou não haverá nenhum motivo para que o visitem.

Em outras palavras, seu blog precisa agregar valor à vida dos leitores para que em troca eles invistam tempo para ler o que você escreve.

Seus posts precisam, realmente, dizer algo único e de modo único, com suas próprias opiniões, e em formato de conversa.

Você precisa estudar bastante sobre o seu nicho de mercado.

Se torne um especialista na sua área e ajude as pessoas que estão procurando conteúdo relacionado ao que você sabe.

Seja útil, se o seu post não informa, não inspirar, não entreter ou não faz a vida de alguém melhor, então, não publique-o.

FAÇA A DIFERENÇA PARA ALGUÉM!

• Participe da Comunidade: Todo nicho de mercado já tem uma comunidade ativa em blogs, fóruns, grupos em redes sociais entre outros lugares.

Mesmo que seu nicho seja muito específico, você poderá encontrar uma comunidade já estabelecida em áreas correlatas, isso é fato.

Esteja presente em todo lugar que for relevante para o seu mercado, mas seja útil, não queira apenas se dar bem, ninguém cresce rápido, tenha paciência.

Comente em blogs ( não pensando em SEO ), link para artigos interessantes de outros blogs, participe das conversas da comunidade em fóruns e grupos em redes sócias.

Se faça presente, e você será lembrado ( mesmo que seja lembrado como o cara que só fala merda, o que seria ruim ).

• Participe de Eventos Offline: O mundo não existe só online, lembre-se disso.

Esteja presente, também, nos eventos da sua área, conheça pessoas, converse, faça network, mostre sua opinião, debata. É, eu sei que alguns tem vergonha, eu também tenho, mas se não vencermos essa barreira não chegaremos a lugar algum.

Via marketingdigitaldicas

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: