Conceito de Branding, Entenda de Uma Vez!
Branding

Conceito de Branding, Entenda de Uma Vez!

Branding, ou Gestão de Marcas, são as ações voltadas para fazer com que o público-alvo de uma determinada empresa consiga perceber valor em uma marca, ou seja, tudo que gera percepção de valor ( seja bom ou ruim ) é Branding.

A empresa que não consegue ou não se importa em gerar valor a sua marca, é uma empresa que apenas vende produtos, e possivelmente essa empresa não irá para frente.

Vender produtos pura e simplesmente não é uma boa estratégia, pois dessa forma a empresa terá que competir com seus concorrentes no âmbito dos preços, um abaixando o preço mais que o outro.

Quando uma empresa investe em Branding, ela começa a gerar valor para a sua marca e consequentemente para os seus produtos, dessa forma, fugindo da competição de preços baixos.

Comunicação e Gestão de Marca

Branding é formado pela comunicação da empresa com o seu público-alvo, e TUDO é comunicação, como por exemplo, todas as características visuais de uma empresa ( como logo, cores escolhidas e etc ), preços dos produtos ou serviços, lugar que a empresa vende seus produtos ou serviços, forma de atendimento ao cliente e outros diversos fatores.

Toda forma de comunicação de uma empresa com o seu público-alvo acaba se tornando uma ação de Branding, pois a comunicação ajuda a mudar e/ou moldar a percepção do cliente sobre uma determinada marca/produto.

Ou seja, queira ou não todas as empresas fazem ações de Branding, mesmo que nem percebam.

Por que investir em Branding?

Vou dar um exemplo, uma loja de lingerie que simplesmente venda peças de roupas íntimas, terá pouco valor agregado a sua marca.

Mas uma loja que venda sensualidade para as mulheres através de lingerie, ou conforto para o dia-a-dia das mulheres, essa sim, irá conseguir transmitir valores para o seu público-alvo.

Investir em Branding se torna importante para aumentar a percepção de valor que o cliente tem de sua marca e produtos.

Descubra para quem você quer vender, pois uma loja de lingerie não pode ter como público-alvo todas as mulheres.

O seu público-alvo tem que ser mais exato, como mulheres entre 20 e 40 anos, que estejam em um relacionamento, e que queiram proporcionar uma noite especial ao seu parceiro.

Quando você foca melhor o público-alvo do seu negócio, fica mais fácil entende-lo e gerar valor na sua Marca para esse público, dessa forma, você foge da disputa de preços e pode até melhorar o seu lucro.

Branding na Era Digital

As mídias digitais trazem formas baratas e fáceis de estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo, sendo assim, fica mais fácil para as pequenas e médias empresas conseguirem criar, mudar ou moldar a percepção de valor que o público-alvo tem da Marca.

Essa percepção de valor pode ser gerada em meios digitais a partir de página no facebook, blog da empresa, assessoria de imprensa digital e outras várias formas.

Via marketingdigitaldicas.com.br

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: