Cuidados Que E-Commerces Devem Tomar Para Evitar Duplicidade de Conteúdo e Suas Punições
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Cuidados Que E-Commerces Devem Tomar Para Evitar Duplicidade de Conteúdo e Suas Punições

Sites com operações de comércio eletrônico têm a tendência de ter muito conteúdo duplicado, principalmente se oferecerem material a parceiros e afiliados, ou artigos a sites de notícias.

O Google, principalmente após as atualizações Penguin e Panda, reforçou a indicação do uso correto da opção Canonical Tag e você deve utilizar essa oportunidade de forma correta, a fim de evitar punições por duplicidade de conteúdo.

Sites com centenas ou milhares de páginas, com produtos de várias categorias ou mesmo pequenos comércios eletrônicos devem perceber o perigo que a duplicidade de conteúdo representa, ao gerarem URLs diferentes que levem ao mesmo conteúdo. Não caia nas garras dos algoritmos das buscas!

Outro risco é a utilização de estruturas com templates semelhantes para serviços ou assuntos próximos, como um guia de saúde com listas de médicos e de dentistas, por exemplo, cujos módulos sejam gerados a partir de bancos com formatação ou conteúdo único.

A solução para este problema, a tag canônica, é incrivelmente simples de ser utilizada, mas, talvez até por causa dessa simplicidade, pequenos erros são comuns, e todo um trabalho pode ser colocado em risco. É incrível o número de sites de comércio eletrônico que utilizam mal ou nem utilizam essa possibilidade.

O erro mais comum é utilizar em todas as páginas com conteúdo duplicado o seguinte código:

Essa tag diz ao Google, Bing, Yahoo e outros que todas as páginas onde esse código existe têm o mesmo conteúdo da sua página principal e é esta que as buscas devem considerar como original. E grande problemas virão com esse erro… Simplesmente todas as páginas com esse código desaparecerão do índice do Google e só sua página principal será indexada. Imagine o que isso fará com o ranking do site!

Vejamos como trabalhar de maneira correta. Digamos que você tem um e-commerce que vende sapatos, uma página que apresente sandálias vermelhas em seu site estaria em:

http://www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias/vermelhas

Entre outras, só essa página pode gerar alternativas como:

http:// www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias?color=vermelhas
sandálias com seleção da cor vermelha

http:// www.sualoja.com.br/sapatos/print/sandalias-vermelhas
opção de imprimir

http:// www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias/vermelhas?SESSID=100
abertura de sessão

http:// www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias/vermelhas?sort=preco
sandálias ordenadas por preço

http:// www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias/vermelhas?sort=alpha
sandálias em ordem alfabética

http:// www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias/vermelhas?sort=crescente
em ordem crescente de preço

Nessa situação você colocaria o seguinte código na seção Header (cabeçalho) de cada versão das páginas potencialmente “duplicadas”:

Se você está fornecendo conteúdo para outros sites, usar a tag canônica também é essencial para evitar problemas com as buscas.

Lembre-se que as buscas querem ver sites com conteúdo 100% original. Sua falha em identificar que versão de página é a original pode levar os sites que utilizam seu conteúdo a ser punidos.

Digamos que seu site tenha um artigo cuja URL seja:

http://www.sualoja.com.br/artigo-sobre-sapatos

E você repassou esse artigo para um site afiliado que o publicou em:

http://www.SiteAfiliadoSeu.com.br/artigo-sobre-sapatos

Para ter certeza que você terá crédito total sobre o artigo original e que você protegerá o site parceiro de qualquer problema com as buscas, você deve garantir que o afiliado coloque o seguinte código no Header da página dele:

Para ter certeza que tudo será feito de forma correta, leia com atenção a seção de melhores práticas de tag canônica do Google. Outra boa opção é ver o vídeo do Matt Cutts, porta voz do Google, que esmiúça esse assunto (em inglês).

É sempre recomendável, quando for especificar a canonical tag, utilizar links absolutos http://www.sualoja.com.br/sapatos/sandalias/vermelhas e não relativos “/sapatos/sandalias/vermelhas”, mesmo dentro de seu site ou blog. Isso protegerá seu conteúdo de sites que costumar copiar e colar códigos HTML completos.

Finalmente, para quem usa WordPress, há dois plug-ins que cuidam automaticamente desse assunto, All-in-One-SEO e Yoast SEO. Use-os e fique tranquilo(a)…

Via marketingdigital.com.br | por Alex Moraes (adaptação de artigo de Casey Markee)

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