Klout – Page Rank para Humanos e Empresas?
Klout - Page Rank

Klout – Page Rank para Humanos e Empresas?

O Klout é um medidor de influência para o mundo das redes sociais, e a análise pode ser pessoal ou para empresas. Ele atribui uma nota (score) de acordo com uma série de análises da participação nas redes sociais para indivíduos ou mídias sociais de empresas e celebridades.

Não sou muito fã da ideia de atribuir notas às pessoas que estão interagindo com seus amigos no Facebook, é um conceito meio estranho, mas, para empresas, gurus ou celebridades, o Klout tem se tornado uma ferramenta interessante de ser analisada. E, também, como empresas e serviços, estamos acostumados com esse tipo de análise (vide page rank do Google). O Klout tem a sua lógica empresarial e os conceitos de influência e relevância não nos são estranhos em tempos de internet.

Nada impede que recrutadores busquem no Klout informações para analisar pessoas em um processo de recrutamento, e essa análise é até legítima, se a empresa contratante busca perfis engajados e com bom trânsito (influência) nas redes. Isso pode ser interessante para empresas de internet, publicidade e afins, mas, continuo achando estranho. Você pode nem conhecer o Klout e ele pode estar afetando sua vida profissional. Bem, voltemos ao foco deste artigo que é o Klout para negócios.

Para se ter uma conta empresarial (business account) é preciso ter um negócio ou marca, ou ainda ser uma celebridade ou um perfil individual de destaque. As contas empresariais dão acesso à ferramentas de engajamento com sua audiência de acompanhamento estatístico de campanhas. O interessante do Klout para empresas é poder analisar, em um só lugar, o desempenho de uma empresa nas diferentes mídias sociais e ver seu nível de influência ou, ainda, a força que uma celebridade ou pessoa tem nas redes sociais.

De forma resumida, de acordo com o próprio Klout, essas são as principais análises consideradas em seu score:

- Ter representações no maior número possível de redes sociais. O Klout não é uma média, mas um acumulador, quanto maior for o número de redes que sua empresa participar, maior o seu score.

- Como um analisador de influência, o que é analisado é a capacidade de gerar ações. Ter milhares de conexões é ótimo, mas o que importa é o engajamento com seu conteúdo.

- Resumindo, é melhor ter uma pequena audiência engajada, do que uma rede gigante e inerte.

- O sistema do Klout evolui e novas redes sociais, se ainda não fazem, em breve farão parte da análise. A mensagem é: sua empresa tem que estar em todos os lugares!

- Influência é conseguida com o tempo. A análise de seu score refere-se aos últimos 90 dias, assim não espere subidas e quedas muito acentuadas.

- Cada pessoa faz diferença. Todos têm poder de influência. Interagir com pessoas de destaque certamente ajudará mais em seu score, mas cada relacionamento ajuda.

- Ser ativo é diferente de ser influente. Postar um milhão de vezes por dia e não ter respostas representa menos que publicar uma vez e ter muito retorno. O Klout não é sobre o quanto se fala, mas quantos ouvem e respondem.

O Bing, da Microsoft, incluiu, recentemente o Klout em sua barra social e perfis de destaque têm recebido destaque nos seus resultados de buscas. No próximo artigo, diremos o que você deve fazer para aumentar seu score no Klout.

Via MarketingDigital.com.br | Alex Moraes

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