Mídias sociais são canais de vendas?
— jul 08, 2013Muitas empresas veem nas mídias sociais um terreno fértil para as vendas, tentando divulgar seus produtos ou serviços de diversas formas. Nesse segmento, é preciso ter o máximo de cuidado.
As mídias sociais são canais de relacionamento, onde é necessário um planejamento de branding para trabalhar a imagem da sua marca. Elas têm como função aproximar o cliente do seu negócio, sendo um espaço para a marca informar o cliente sobre projetos, eventos, produtos e serviços. Para o cliente, também funciona como um meio de comunicação com o negócio e, principalmente, como um SAC.
Tendo essas funções em mãos, as marcas estimulam o consumidor a ter interesse pelo produto, assim como qualquer outro canal de divulgação faz. Mas um grande diferencial das mídias sociais, o que as torna uma ferramenta essencial de marketing digital, é que quando se apresenta um produto por meio delas, o consumidor pode elogiar, opinar, reclamar, entre outros tipos de interação, além de estar a um clique da loja virtual. Além de toda essa interação direta, há também uma divulgação viral, na qual os consumidores podem compartilhar com seus amigos o produto apresentado, trazendo, além de mais seguidores, mais consumidores para a sua página e divulgando o produto.
A melhor forma de ter sucesso nessas mídias é criando conteúdo relevante para seu público-alvo, unindo o interesse do consumidor em comprar seus produtos. É importante lembrar de respeitar as regras de cada uma das mídias sociais. O humor é sempre bem vindo, desde que esteja acompanhado de bom senso, sem abusar. Não suplique por likes, comentários ou compartilhamentos, isso pode ser muito negativo.
O importante ao trabalhar com essas mídias é focar nas interações e no bom atendimento, gerando, consequentemente, vendas de maneira natural e não-invasiva.
Via Blog do e-commerce