Mobile Marketing – Como Atrair e Manter Clientes Usuários de Celulares e Tablets
Mobile Marketing

Mobile Marketing – Como Atrair e Manter Clientes Usuários de Celulares e Tablets

Definimos Mobile Marketing como o conjunto de práticas que permite que organizações se conectem com sua audiência, de forma interativa e relevante, por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Vejamos alguns inscríveis números do mercado potencial:

- São 5 bilhões de usuários no mundo e, no Brasil, mais de 200 milhões de celulares, sendo 22% smartphones, além de 5 milhões de tablets.
- Em 2014, espera-se que o uso da internet móvel ultrapasse o uso da web por desktops.
- Mais 35% dos usuários de redes sociais acessam as mesmas via dispositivos móveis.
- A maioria dos usuários de celulares mantém seus aparelhos ao alcance direto 24 horas por dia.
- Já se vendem mais smartphones que computadores pessoais.
- A maioria das pessoas passa mais tempo acessando seus dispositivos móveis que mídias impressas como jornais e revistas.
- Tendência mais recente, cupons de desconto remetidos para celulares são 10 vezes mais utilizados que os remetidos por meios tradicionais.
- 86% dos celulares vendidos atualmente têm televisão.

Com esses dados, se você ou sua agência digital considerarem o mobile marketing como uma tendência está na hora de rever esse conceito. O mobile marketing é uma realidade para negócios locais e rapidamente está se tornando imprescindível para qualquer tipo de negócio.

Para seu posicionamento, saiba o que as pessoas mais fazem com seus celulares e tablets:

- Acessam redes sociais.
- Usam aplicativos, principalmente jogos.
- Acessam sites.
- Remetem e leem emails.
- Remetem e leem mensagens de texto.
- Fazem buscas.
- Ouvem música.
- Veem vídeos.
- Leem noticias.
- Veem a previsão do tempo.

O que isso significa para seu negócio?

Ter uma versão de site adaptada para dispositivos móveis é primordial, mas precisamos de mais informações para fazermos um planejamento de mobile marketing. Pesquisas informam que:

- A maioria dos usuários consideram os sites em que navegam pelos celulares “muito ruins” (era a pior opção disponível no questionário). Assim, o simples fato de você oferecer meios decentes de acesso e navegação já é um grande plus.
- Sites móveis que demoram mais de 4 segundos para carregar fazem até 25% das visitas desistirem de acessá-los.
- Nas buscas em dispositivos móveis que resultam em uma ação (compra, escolha, cadastro), em 70% dos casos as ações ocorrem em até 1 hora após a pesquisa.
- As pessoas consideram que empresas que têm sites adaptados para dispositivos móveis são mais bem estruturadas.

Assim, considerando esses fatos, é importante que seu site móvel garanta ao visitante:

- A usabilidade apropriada.
- Um carregamento rápido.
- Ter, se aplicável, versões locais de acordo com a localização dos visitantes (geo-targeting).
- Se houver e-commerce, que essa estrutura seja simples e direta.

Acho que por agora já conseguimos constatar a importância de incluir o mobile marketing nos seus planos de negócios e marketing. Passemos a analisar, de acordo com seu caso específico, quais as ações diretamente relacionadas à sua estratégia de marketing devem ser utilizadas.

Considere:

Sempre

- Ter um site adaptado para celulares e tablets.
- Usar mensagens de texto como ferramenta de marketing.
- Usar códigos QR.
- Usar apps (applications – aplicativos).

E, se seu negócio tiver lojas físicas e/ou abrangência regional

- Uso local.
Utilizar o mobile marketing para se manter conectado principalmente com seus usuários locais. Por que locais? A tecnologia móvel mudou a forma como as pessoas fazem suas compras, ao permitir uma interação incrível com seu mercado local. Você está numa determinada região e consulta no Foursquare o melhor lugar para almoçar, quer comprar flores e consulta o Google, que mostra as opções perto de onde você está. Isso quer dizer que, se você tem um negócio regional, você tem que anunciar nas mídias sociais e nas ferramentas locais, além de fazer um bom trabalho de mobile marketing.

- Usar o Bluetooth marketing.
Você pode se comunicar com potenciais clientes que estejam bem próximos de sua loja e que estejam com o Bluetooth de seus celulares ligados. O alcance é restrito, mas amplificadores de sinais podem estender um pouco esse alcance. Funciona muito bem em feiras, stands, eventos e shoppings. Ofereça algum cupom de desconto para quem estiver olhando sua vitrine ou convide quem estiver passando por seu stand a entrar, por exemplo.

Via marketingdigital

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