O Que é Marketing Digital?
Marketing Digital

O Que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital? Essa é uma pergunta que eu ouço muito, e eu sempre respondo: “Marketing Digital é Marketing”.

É eu sei que isso é redundante, mas, por incrível que pareça, muitas pessoas não entendem desta forma, ou esquecem isso.

Para entendermos o Marketing Digital, temos que entender primeiro o Marketing.

O Wikipédia define o marketing da seguinte forma:

“Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.”

Eu costumo dizer que MKT são todas as ações ou estratégias de uma empresa ou profissional liberal, que vise aumentar os lucros ( porque sejamos sinceros, é isso que todo mundo quer ).

E dentro disso está o Branding ( criação, gerenciamento e fortalecimento de uma marca ), a Publicidade, o Relacionamento com o Cliente e etc.

Sendo assim, o Marketing Digital pode ser definido como ações ou estratégias que visem aumentar o lucro de uma empresa ou profissional liberal utilizando ferramentas e/ou mídias digitais.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL?

O Marketing é uma ciência que se baseia no consumidor, ele está sempre em mutação, pois as pessoas estão sempre mudando, elas estão sempre se adaptando a novas realidades.

Hoje em dia as ferramentas digitais fazem parte da vida das pessoas; elas usam a internet em casa, no trabalho, na faculdade, no celular, indo para o trabalho, no engarrafamento e até mesmo numa loja, com o produto em uma mão e um Smartphone na outra, buscando informações sobre esse produto na internet.

E isso faz uma diferença ENORME na decisão de compra do consumidor, e é por isso que o marketing em ambientes digitais é tão importante.

Pois se as ferramentas e mídias digitais ( buscadores, blogs, redes sociais e etc ) interferem na decisão de compra do consumidor, então as empresas devem investir neste novo meio.

Quem hoje em dia consegue ficar um dia sem buscar algo no Google? Ok, um dia pode até ser que dê, mas será que uma semana sem buscar algo no Google seria possível? Ou então ficar sem entrar em sua rede social preferida? Muitos não conseguem isso.

Por causa desses novos hábitos que as pessoas adquiriram o MKT também teve que mudar.

A empresa ou profissional liberal que deseja ser competitivo precisa estar presente a onde o seu consumidor busca informações e toma decisões.

ÁREAS DO MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital é bem amplo, e nele existem algumas áreas, cada uma com sua utilidade.

Essas áreas têm diferenças entre si, desde o tempo de retorno que cada uma tem ou o nível de relacionamento com o cliente que se pode obter, o que é de suma importância para qualquer empresa, entre outras coisas.

Se quiser saber qual área se aplica às suas atuais pretensões é só clicar logo ai em baixo.

• SEO
• SEM ( Links Patrocinados )
• Mídias Sociais
• E-mail Marketing
• Mobile Marketing

Essas são algumas áreas do Marketing Digital, existem MUITAS oportunidades para microempresários, empresas de pequeno e médio porte e também para profissionais liberais no mundo digital, basta entender qual é a melhor estratégia para você e sua empresa.

Via marketingdigitaldicas

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: