O que é Mobile Marketing?
Mobile Marketing

O que é Mobile Marketing?

O Mobile Marketing pode ser definido como ações de marketing feitas através de dispositivos móbiles nos quais se destacam atualmente os Smartphones e os Tablets.

Há alguma dúvida que o Mobile Marketing é algo importante nos dias de hoje?

Quantas pessoas você conhece que não tem celular? Existem pessoas que tem mais de um celular. E dessas pessoas que você conhece, quantas delas tem Smartphones?

Aposto que você percebeu que nenhum ou quase nenhuma pessoa que você conhece não usa celulares, e provavelmente você também já está se acostumando a ver pessoas usando Tablets por ai, não é mesmo?

Esse é um caminho sem volta, pois não existe a chance de as pessoas pararem de usar esses dispositivos, a tendência é que as pessoas fiquem cada dia, mais dependentes dos seus dispositivos móbiles.

No Mobile Marketing tem algumas ações que se destacam, como as a seguir.

SMS Marketing

Essa talvez seja a forma mais conhecida de marketing por dispositivos móbiles, ele consiste basicamente em enviar mensagens de texto para pessoas previamente cadastradas em listas.

Se você já entrou em algumas listas de empresas que usam do SMS Marketing, então já percebeu que esse é um formato muito comum de ser usado como SPAM (será que as empresas não aprendem nunca?).

Eu mesmo estava recebendo mensagens em meu celular da minha antiga faculdade para que eu fizesse a minha rematricula na faculdade, sendo que eu já havia me formado (a como isso me irrita).

Possivelmente, esse formato ainda vai gerar muita revolta e chateação para as pessoas, pois como disse antes ele está sendo usado como SPAM e a tendência é sempre piorar.

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing é um formato que, particularmente, eu gosto e acho muito útil.

Imagine que você trabalhe ou esteja no centro do Rio de Janeiro, já são quase 12:00 e você a pensar “onde eu vou almoçar hoje” ai de repente chega em seu celular um pedido para aceitar um arquivo via Bluetooth.

E você aceita, e vê uma imagem (pode ser arquivos em outros formatos também como áudio, vídeo e etc) onde promove uma promoção que ocorrerá em um restaurante no centro do Rio, disponível só para quem recebeu essa mensagem, ou então dando o cardápio do dia.

Bingo! Você pegou o seu público-alvo bem no momento que ele precisa do seu produto/serviço. Mas como tudo na vida, existem algumas coisas que não são muito boas.

Primeiro: Você tem que saber para quem está enviando, tem que saber conseguir chegar ao seu público-alvo, se não sua marca pode ficar conhecido como uma marca “chata”.

Segundo: Nem todo mundo deixa o sinal de Bluetooth ligado o dia todo, pois consume bateria, que é um dos problemas que enfrentamos ainda com esses dispositivos móveis, e isso pode diminuir o alcance da divulgação.

Páginas Feitas Para Dispositivos Mobiles

Se você conecta a internet e tenta navegar por diversos sites através de um dispositivo móbile, já deve ter percebido que nem todas as páginas estão prontas para o acesso através desses aparelhos.

Se preocupar com o acesso através de dispositivos móbiles também faz parte do Mobile Marketing, isso porque o seu site também faz parte da comunicação da sua empresa.

E se a sua empresa tem um site ruim para o público de dispositivos móbiles, então você tem um problema de comunicação com esse público.

O número de pessoas que acessam a internet por Smartphones e Tablets todos os dias, vem aumentando. Essa será (se já não for) uma prática muito corriqueira no futuro.

Existe o Responsive Design, mas esse é assunto para outra conversa.

O Futuro do Mobile Marketing

Sinceramente, eu não sei dizer sobre o futuro do Mobile Marketing, mas acredito que é o melhor possível.

Estamos vivendo as véspera de vermos mais uma revolução no mundo da tecnologia, com os óculos inteligentes que várias grandes empresas estão criando.

Isso com toda a certeza vão criar novos meios na interação Cliente x Marca.

O que eu não tenho medo de afirmar é que cada dia que passa o Mobile Marketing será mais importante para as empresas.

Esse é um mercado pouco explorado no Brasil (por enquanto), então a dica que eu tenho para ti é, saia na frente e procure por estratégias de Mobile Marketing para você e sua empresa.

E você já usa o Mobile Marketing?

Via marketingdigitaldicas

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: