O que é SMO? Você Conhece as 5 Principais Leis de SMO?
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O que é SMO? Você Conhece as 5 Principais Leis de SMO?

SMO é a otimização continua das estratégias de marketing nas redes sociais, ou seja, refere-se à análise e melhoria sistemática de todas as atividades de marketing em mídias sociais.

O fim dessa ação, como em toda estratégia de marketing, é gerar mais vendas, através da geração de mais visitas qualificadas a página da empresa ( site, blog, e-commerce ).

Quando o Social Media Optimization ( SMO ) é bem feito, ele aumenta a exposição da marca tornando o site mais conhecido, sendo assim, gerando um “buzz” sobre a marca.

As 5 leis principais do SMO

O autor e blogueiro Rohit Bhargava fala nesse artigo The 5 New Rules Of SMO sobre quais são, para ele, as 5 principais leis do SMO.

Essas leis não são universais existem mais coisas, mas acredito que sejam boas para serem tomadas como base, as 5 leis são:

1. Criar conteúdo interessante para estimular o compartilhamento

Como todos já estão cansados de saber “Conteúdo é Rei”, criar conteúdo que, de tão bom, as pessoas queiram compartilhar é a primeira lei do Social Media Optimization.

Crie conteúdo que instigue o seu público-alvo a passar adiante, aqui entra muito do Marketing Viral.

2. Torne o compartilhamento fácil

Essa lei é fácil.

Seu site, blog, e-commerce ou, seja lá que nome você dá para a sua página na internet, TEM que ter os botões de compartilhamento das principais redes sociais.

Em lugares estratégicos e de destaque para que seja EXTREMAMENTE fácil para o usuário compartilhar o conteúdo da página, caso ele goste.

3. Recompense o engajamento

Engajamento é tudo nas redes sociais, não adianta ter inúmeros fãs e eles não estarem engajados com a marca.

É melhor um número menor de fãs, mas que estejam sempre se comunicando com a marca, que sejam engajados, do que um número enorme de fãs que não participam, que só fazem “número”.

Tem muita empresa e agência se enganando nessa parte, acham que um número grande de fãs quer dizer algo… Ledo engano.

4. Compartilhar conteúdo proativamente

A 4 lei diz respeito a criar conteúdo e disseminar por toda a web.

Crie vídeos e ponha no youtube, vimeo, videolog ou qualquer outro site de vídeos.

Crie slides e ponha ele no slideshare.

Busque blogs e sites onde você possa escrever guest post ou artigos, enfim, seja proativo, crie conteúdo e dissemine ele por toda a parte ( pelo amor de DEUS, conteúdo de qualidade ).

5. Incentive o mashup

Quando Rohit Bhargava fala para incentivar a criação de mashup ele quer dizer que as empresas devem incentivar que o seu público “remixe” suas mensagens.

Que eles criem paródias ou as suas versões sobre a mensagem/comunicação da empresa.

Isso tem dado muito certo no mercado do entretenimento, um exemplo é o do Rapper sul-coreano PSY com a sua música “Gangnam Style”.

Você tem alguma dúvida que o fato de centenas, talvez milhares, de pessoas terem parodiado ou criado sua própria versão para o clipe do cantor não tenha sido um dos principais fatores para o grande sucesso desse single?

Incentive a sua audiência a criar mashups, e ponto final.

Lei Bônus

Olhando os comentários do artigo eu vi que algumas pessoas sugeriram algumas outras “leis”, uma delas me chamou a atenção:

Identifique os evangelistas da sua marca e recompense-os

Ter evangelistas é realmente muito importante para uma marca.

Eles vão te ajudar a difundir a sua marca e ainda irão te defender caso você precise.

Identifique os evangelistas da sua marca, apoie eles, incentive eles e recompense, muito, eles por seus esforços.

Via marketingdigitaldicas

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