O que é SMO? Você Conhece as 5 Principais Leis de SMO?
— ago 12, 2013SMO é a otimização continua das estratégias de marketing nas redes sociais, ou seja, refere-se à análise e melhoria sistemática de todas as atividades de marketing em mídias sociais.
O fim dessa ação, como em toda estratégia de marketing, é gerar mais vendas, através da geração de mais visitas qualificadas a página da empresa ( site, blog, e-commerce ).
Quando o Social Media Optimization ( SMO ) é bem feito, ele aumenta a exposição da marca tornando o site mais conhecido, sendo assim, gerando um “buzz” sobre a marca.
As 5 leis principais do SMO
O autor e blogueiro Rohit Bhargava fala nesse artigo The 5 New Rules Of SMO sobre quais são, para ele, as 5 principais leis do SMO.
Essas leis não são universais existem mais coisas, mas acredito que sejam boas para serem tomadas como base, as 5 leis são:
1. Criar conteúdo interessante para estimular o compartilhamento
Como todos já estão cansados de saber “Conteúdo é Rei”, criar conteúdo que, de tão bom, as pessoas queiram compartilhar é a primeira lei do Social Media Optimization.
Crie conteúdo que instigue o seu público-alvo a passar adiante, aqui entra muito do Marketing Viral.
2. Torne o compartilhamento fácil
Essa lei é fácil.
Seu site, blog, e-commerce ou, seja lá que nome você dá para a sua página na internet, TEM que ter os botões de compartilhamento das principais redes sociais.
Em lugares estratégicos e de destaque para que seja EXTREMAMENTE fácil para o usuário compartilhar o conteúdo da página, caso ele goste.
3. Recompense o engajamento
Engajamento é tudo nas redes sociais, não adianta ter inúmeros fãs e eles não estarem engajados com a marca.
É melhor um número menor de fãs, mas que estejam sempre se comunicando com a marca, que sejam engajados, do que um número enorme de fãs que não participam, que só fazem “número”.
Tem muita empresa e agência se enganando nessa parte, acham que um número grande de fãs quer dizer algo… Ledo engano.
4. Compartilhar conteúdo proativamente
A 4 lei diz respeito a criar conteúdo e disseminar por toda a web.
Crie vídeos e ponha no youtube, vimeo, videolog ou qualquer outro site de vídeos.
Crie slides e ponha ele no slideshare.
Busque blogs e sites onde você possa escrever guest post ou artigos, enfim, seja proativo, crie conteúdo e dissemine ele por toda a parte ( pelo amor de DEUS, conteúdo de qualidade ).
5. Incentive o mashup
Quando Rohit Bhargava fala para incentivar a criação de mashup ele quer dizer que as empresas devem incentivar que o seu público “remixe” suas mensagens.
Que eles criem paródias ou as suas versões sobre a mensagem/comunicação da empresa.
Isso tem dado muito certo no mercado do entretenimento, um exemplo é o do Rapper sul-coreano PSY com a sua música “Gangnam Style”.
Você tem alguma dúvida que o fato de centenas, talvez milhares, de pessoas terem parodiado ou criado sua própria versão para o clipe do cantor não tenha sido um dos principais fatores para o grande sucesso desse single?
Incentive a sua audiência a criar mashups, e ponto final.
Lei Bônus
Olhando os comentários do artigo eu vi que algumas pessoas sugeriram algumas outras “leis”, uma delas me chamou a atenção:
Identifique os evangelistas da sua marca e recompense-os
Ter evangelistas é realmente muito importante para uma marca.
Eles vão te ajudar a difundir a sua marca e ainda irão te defender caso você precise.
Identifique os evangelistas da sua marca, apoie eles, incentive eles e recompense, muito, eles por seus esforços.
Via marketingdigitaldicas