O que faz um Analista de Marketing Digital?
04-09-13

O que faz um Analista de Marketing Digital?

Com o crescimento da internet como meio extremamente viável para ações de marketing de baixo custo, estão aparecendo novas profissões, uma delas é a de Analista de Marketing Digital.

Esse profissional é responsável por analisar e melhorar constantemente toda a estratégia digital da empresa que ele trabalha.

Diferente de um Analista SEO, que tem como principal tarefa a de analisar e melhorar constantemente apenas a parte de SEO, ou seja, é um profissional focado em uma só área.

O Analista de Marketing Digital tem uma visão mais ampla de toda a estratégia de marketing em ambiente digital, é importante que esse profissional seja um “homem de negócios”.

O trabalho de um Analista de Marketing Digital

O profissional que cuida da analise de marketing digital, geralmente trabalha dentro de uma empresa, por exemplo, uma loja de roupas infantis que quer expandir seus negócios para o mundo digital.

Essa empresa pode contratar um Analista de Marketing Digital, para cuidar de toda a parte de marketing em ambientes digitais.

Esse profissional precisa ter uma visão ampla de todas as estratégias digitais, pois ou ele vai ter que fazer tudo sozinho ou será o elo da loja de roupas infantis com a agência digital.

Independente de ter que fazer tudo sozinho ou não, esse profissional irá cuidar da marca da empresa, e também tem que estar sempre pensando em formas para aumentar as conversões, com medidas de pequeno, médio e longo prazo.

Outra coisa muito importante que cabe a esse profissional é a observação constante dos concorrentes, ele tem que estar atento a todos os movimentos dos concorrentes.

Também é imprescindível que o Analista saiba identificar possíveis oportunidades para a empresa que ele trabalha e possíveis ameaças, antecipando-se a elas ou se esforçando para diminuir o impacto que essas ameaças podem provocar.

Mas como essa profissão é muito nova, ainda vemos alguns problemas, por exemplo, algumas empresas quando disponibilizam vaga para Analista de Marketing Digital, querem que ele domine ferramentas como Corel Draw e Photoshop.

Um Analista de Marketing Digital, não pode “perder” seu tempo com criação e design, existem outros profissionais para isso.

O Analista é o cara responsável por aumentar o número vendas ( de produtos o serviços ) e de trazer insghts para dentro da empresa, com o intuito de melhorar seus produtos e/ou serviços, como eu disse antes, ele é um “Homem de Negócios”.

Formação desejada para esse profissional

A pessoa que quiser seguir carreira nessa área, pode se formar nos seguintes cursos:

• Publicidade e propaganda
• Marketing
• Administração
• Jornalismo
• Economia

Mas o mais importante é estar por dentro das novidades no meio digital.

Via marketingdigitaldicas

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: