Plano de Comunicação Para Redes Sociais
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Plano de Comunicação Para Redes Sociais

As redes sociais são grandes parceiras das ações de marketing das empresas, na atualidade. Evidentemente, que nenhuma propaganda é garantia de total sucesso, devendo ser observado o momento do mercado, o tipo de negócio, entre outros aspectos. Assim, para ajudar nessa missão, apresentaremos algumas das mais interessantes estratégias de marketing para redes sociais, com a finalidade de garantir a divulgação da marca junto a seu público-alvo.

Em primeiro lugar, os critérios da publicidade nas redes sociais devem ser analisados, para que se desenvolva uma campanha efetiva. Para tal, devem ser levados em conta os seguintes aspectos:

■ Especificidade – objetividade e clareza são fundamentais, já que aqui serão definidas as pretensões e foco da marca em relação às redes sociais;

■ Mensuração – deve ser apontado o quanto e o que se pretende obter, em termos de retorno das campanhas. Afinal, não se trata apenas de popularizar a marca, mas sim de se trazer retorno real à empresa ou cliente – como, por exemplo, uma meta de retorno de vendas, em relação a esse tipo de publicidade;

■ Meta – deve ser bem realista, para servir como uma espécie de estímulo ao trabalho de todo o grupo de colaboradores da empresa. Caso contrário, o fracasso de não atingir o resultado, culminará em frustração e atrapalhará o andamento da empresa;

■ Realismo – além de uma meta realista, os limites da empresa também deverão ser, porque, caso se produza dentro da meta, a empresa deverá dar conta de apresentar a logística de transporte, revenda, entrega, ou outros, conforme o ramo de atuação. Ou seja, o enfoque não pode ser apenas a venda, quantitativamente, mas todo o processo de fabricação;

■ Temporalidade – período de tempo até que se possa chegar ao objetivo.
Com os objetivos da ação claros, a seguir é preciso que seja desenvolvido um plano para a campanha nas redes sociais; o que é importante, porque, assim, a equipe fica com mais foco sobre o processo de elaboração da propaganda. Para que o plano de marketing seja bem-sucedido, algumas fases são fundamentais. São elas:

- Análise instítucional

Uma auditoria interna pode dar o ponto de partida para que se reconheça o que pode ser feito pela marca, em termos de publicidade. Assim, a auditoria poderá apontar:

>Qual o sucesso de iniciativas anteriores;
>Quais tipos de ações de marketing já foram empregadas;
>Valores gastos com propaganda;
>Posicionamento no mercado.

Logo em seguida, pode-se recorrer a uma auditoria externa, para:

>Avaliar o horizonte de marketing da empresa;
>Verificar tendências de mercado;
>Qual a concorrência;
>Verificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades de negócio e as ameaças geradas pela concorrência.

- Público-alvo

A partir dos objetivos traçados anteriormente, serão verificados mais alguns aspectos, para gerar boa aproximação do público:

>Segmento de mercado;
>Formas eficientes de atingi-lo;
>Apresentação para o segmento;
>Verificar se existem outros segmentos do mercado, que sejam potenciais clientes.
>Essas respostas definirão o público-alvo de forma precisa, o que permitirá um posicionamento claro, dentro do nicho de mercado.

- Estratégias

Para que a marca elabore campanhas de marketing que sejam integradas às duas principais redes sociais da atualidade – Twitter e Facebook – apontamos algumas das melhores táticas de marketing:

Exploração de conteúdo próprio, a ser repassado para os seguidores da marca, bem como conteúdos de empresas concorrentes, que são relevantes para a área de atuação. Contato permanente com os clientes, muitas vezes por meio de uma linguagem específica, familiar a um grupo de clientes – as personas. Pode servir como ambiente para esclarecimentos ao consumidor, o que fidelizará, certamente, o consumidor. Além disso, toda a criatividade é pouca – promoções, ofertas, e lançamentos deverão sempre ser apresentados, a fim de que a marca se mantenha viva e chamando atenção;

- Avaliação

Para uma análise de resultados apurada, há diversas ferramentas que fazem ótimos levantamentos de audiência e vendas das marcas – Google Analytics, Hootsuite, Social Bro, TweetDeck, PostCron, entre outras. Para complementar esses dados, também é interessante que se verifique:

> A fatia de mercado;
> Crescimento frente à concorrência;
> Vendas convertidas a partir das ações em redes sociais;
> Interação e retorno dos consumidores.

Com esse passo a passo, certamente sua estratégia de marketing nas redes sociais será matadora!

Via marketingdigitaldicas

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