Por que empresas digitais estão tirando o nome SEO de suas marcas?
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Por que empresas digitais estão tirando o nome SEO de suas marcas?

SEOMoz agora é Moz e MestreSEO agora é Agência Mestre. O que leva importantes players a tomar a difícil decisão de mudar suas marcas?

O SEO ainda é uma estratégia de extrema importância no marketing digital, seu conceito é que está sendo aperfeiçoado.

Mas qual é o problema com o SEO? Os mais imediatistas já decretariam a morte do SEO em chamadas apelativas. É fato que o trabalho de SEO sempre deu margem a percepções difusas. A verdade é que não há problema real com o trabalho de SEO, mas uma série de fatores conceituais concorrem para essa mudança nas marcas. Considero ser as mais importantes:

- O conceito de SEO sempre soou estranho, como que um objetivo descrevesse um trabalho. Seria como dizer que um filme era otimizado para o Oscar.

- Em tese, qualquer trabalho é otimizado para um objetivo.

- Por algum tempo, o SEO tinha a pecha de utilizar técnicas que deixavam em segundo plano trabalhos mais bem elaborados. Muitos consideravam injusta uma preocupação maior em agradar aos robôs das buscas do que às pessoas.

- O SEO era tido como trabalho de nerds inescrupulosos, com o único intuito de burlar as buscas e conseguir boas colocações. Isso realmente aconteceu no início do marketing digital, ocorre em muito menor escala hoje, mas está longe de ser uma definição responsável de um trabalho extremamente complexo e importante.

- É difícil explicar para os clientes o que é SEO. Vender um serviço que o cliente não consegue entender exatamente como funciona, sempre foi uma barreira.

- A complexidade do serviço cresceu muito com o tempo e começou a ficar difícil dizer que um trabalho era “apenas” de otimização para buscas, já que demandava muitas ações diferentes. E o PPC? E o trabalho nas mídias sociais? O aumento da instrução dos clientes trouxe muitas perguntas.

- Como o trabalho de SEO envolvia diversas outras estratégias e uma parte não pode ser maior que o todo, SEO “virou” Marketing Digital.

- Por fim, temos a indiscutível constatação do aumento da importância da produção de conteúdo original e de qualidade. As atualizações mais recentes do Google aumentaram sua capacidade de determinar o que é conteúdo novo e relevante e, assim, premiar com melhores colocações quem se dá o trabalho de produzi-lo.

Por mais que certas estratégias de marketing digital pareçam ser mais importantes que outras, devemos perceber que, apenas com a utilização de diversas estratégias, de forma equilibrada e integrada, se pode ter sucesso em um negócio online.” Somente uma visão 360 de marketing pode gerar resultados.

Outra percepção importante é que qualquer trabalho passa por fases que podem ocorrer de forma destacada ou concomitante. Eu as divido em planejamento, tráfego, monetização, relacionamento e evolução. De nada adianta ter muita visitação, sem formas de monetizá-la ou meios de se relacionar com os visitantes, ao passo que planejamento e evolução são preocupações imprescindíveis para qualquer negócio, a qualquer tempo.

Via marketingdigital.com.br | Alex Moraes

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