PPC – 8 Maneiras de Aumentar a Taxa de Cliques de Seus Anúncios no Facebook
Taxa de Cliques

PPC – 8 Maneiras de Aumentar a Taxa de Cliques de Seus Anúncios no Facebook

O Facebook ads tem a melhor capacidade de segmentação entre os anúncios. Você pode atingir apenas mulheres grávidas, moradoras de Santa Catarina, com idade entre 30 e 35 anos. Quem anuncia sabe o quanto isso é importante, já que se pode aumentar sensivelmente as taxas de cliques e a conversão.

Se você faz ou pretende fazer anúncios no Facebook, há 2 siglas que você tem que considerar, CTR e CPC. Click through ratio, CTR, é o valor resultante da conta (número de anúncios / número de cliques). Quanto maior for seu CTR menor será o custo por clique, CPC. Assim, inicialmente, você tem que priorizar o aumento do CTR.

Se as possibilidades de segmentação são ótimas, não se pode dizer o mesmo das métricas. Infelizmente, o Facebook não oferece informações diretas do que fazer para aumentar o CTR, nem números que facilitem a otimização dos anúncios. Anunciando no Facebook para nossos sites, e nos de clientes aprendemos, alguns truques muito eficientes. Vamos às dicas para aumentar seu CTR no Facebook:

1 – Use caras felizes ou imagens
Use de Psicologia. Pessoas gostam de clicar em anúncios que encorajam conexões pessoais. Lembre-se que se trata do Facebook, assim, desenhos, fotos e até carinhas felizes valem aqui.

2 – Faça anúncios simples e diretos
Você tem 135 caracteres no corpo do anúncio e 25, no título, então procure usar cada um deles. Lembre-se que o Facebook não é um lugar para seriedade excessiva. Crie algo simples e direto.

3 – Faça perguntas
Uma ótima maneira de conseguir curtidas e engajamento é encorajar discussões. Assegure, porém, que a pergunta seja relacionada ao que você oferece.

4 – Chame a atenção para seu anúncio
Misture iniciais maiúsculas, caracteres diferentes, números e varie as chamadas para ação. Você está competindo com centenas de anúncios a cada minuto, então, seja criativo!

5 – Busque envolvimento emocional
Os melhores anúncios despertam reações emocionais nos usuários do Facebook. Crie urgência, sensação de escassez e outros apelos em frases como: só hoje, quantidades limitadas, etc.

6 – Direcione seus anúncios
Crie anúncios diferentes para grupos diferentes, sejam eles demográficos, de interesse ou gênero. Como já dissemos as possibilidades de segmentação de anúncios no Facebook são muitas, então usufrua disso. Conheça seu mercado e direcione os anúncios de forma apropriada.

7 – Mude constantemente seus anúncios
Facebook não é Google. Um anúncio tem uma vida útil de poucos dias, especialmente se você o está direcionando para situações específicas, datas ou segmentos. Quanto mais você segmentar o anúncio, menos tempo ele deve permanecer no ar, a fim de que não se repita demasiadamente para a mesma pessoa.

8 – Configure uma landing page ou use um aplicativo de engajamento
Dependendo do seu nicho, pode ser um erro o anúncio tirar a pessoa do Facebook para levá-la a um site. Essa interrupção na navegação da pessoa ainda pode diminuir o CTR. Se possível evite isso usando landing pages dentro do próprio Facebook, que já apresentam sua mensagem. Nesta landing page pode-se ter links para sites externos. Você também pode usar aplicativos de engajamento para criar melhores relações com os usuários. Listas de comentaristas mais ativos, enquetes e outros funcionam muito bem.

Resumindo, você deve segmentar os anúncios para diferentes grupos de interesse e palavras-chave; alternar anúncios no Facebook quinzenalmente e sempre ter vários anúncios rodando ao mesmo tempo, seguindo a resgra de testar sempre.

É importante especificar expectativas de conversão, algo como 0,5% ou CPC abaixo de $ 0.25, por exemplo. Os anúncios que não atingirem esses mínimos devem ser aprimorados até que atinjam.

Especifique, também, um mínimo de melhora para anúncios que você otimizar. Particularmente, procuro diminuir para um terço o custo inicial por curtida. Assim que publico um anúncio, digamos que cada curtida custe $ 0,75. Não paro a otimização deste anúncio até que esse custo chegue a $0,25. Se eu não conseguir isso em 3 alterações, simplesmente dispenso o anúncio e parto para outro. Testando sempre, você verá que essa economia não é uma conquista impossível e, uma vez alcançada, você pode atingir ainda mais pessoas.

Quanto mais relevantes forem seus anúncios, maior será seu CTR, menor será o CPC e mais barata será a conquista de seguidores.

Via marketingdigital

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