Qual é o resultado do uso das hashtags no Facebook?
Hashtags No Facebook

Qual é o resultado do uso das hashtags no Facebook?

Oferecendo novas possibilidades de comunicação às marcas, as hashtags foram introduzidas ao Facebook, no meio de junho, trazendo um envolvimento maior entre pessoas e empresas, sobre certo assunto. Apesar das diversas dicas de como utilizar as hashtags, ainda é difícil avaliar a eficácia desse recurso.

Além disso, os mitos superam o número de fatos verificados em torno do uso das hashtags.

Buscando mostrar dados concretos sobre o novo recurso, a Sotrender Research Team analisou as 100 maiores páginas do Facebook das marcas do Reino Unido, em um estudo publicado no mundo todo, no qual foi possível verificar um crescimento constante da popularidade das hashtags.

Cerca de 61, das 100 marcas britânicas analisadas, já utilizaram ao menos uma hashtag, porém, sua maioria utiliza no máximo 4 hashtags únicas. Apesar de 39 grandes marcas ainda não terem utilizado tal recurso, a popularidade e o uso dele por post estão crescendo. Portanto, ainda não está claro se é mais eficiente utilizar hashtags ligadas à marca ou diversas hashtags gerais.

Entre as páginas, haviam aquelas que utilizaram uma hashtag em apenas um post, enquanto outras utilizaram a mesma hashtag várias vezes, o que pode ser uma estratégia deliberada de usar algumas hashtags que tenham uma forte ligação com a marca. Dentre as 3 marcas que mais utilizaram o recurso, estão, respectivamente, Troy Lee Designs (56 hashtags diferentes), BBC Radio (47), e Red Bull Racing (35).

Quanto ao engajamento, a análise mostrou que, após a introdução das hashtags, cresceu o número de curtidas, comentários e compartilhamentos dos engageusers, aqueles usuários que realizaram pelo menos uma atividade sobre o assunto abordado no post. Mas ainda é difícil dizer se as postagens com hashtags são significativamente melhores.

Um fato interessante é que as mensagens com hashtags envolveram mais fãs do que as sem, mas a diferença ainda não é tão grande. É possível perceber que os posts com apenas uma hashtag possuem um engajamento maior, porém sutil, em relação aos posts sem hashtag. Já os posts com duas, três ou mais hashtags, parecem mais atraentes, trazendo um engajamento maior.

Apesar da discreta melhora nos resultados, é possível ver um crescimento, ainda sem muita expressão. O recurso pode ser muito eficiente daqui algum tempo, tendo em vista que sua popularidade vem crescendo constantemente.

Via Blog Sotrender

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: