SEO, SEM, SMO, SMM – Veja as diferenças!
SEO SEM SMO SMM

SEO, SEM, SMO, SMM – Veja as diferenças!

Quem quer aprender sobre marketing digital, precisa estar ligado. É tanta sigla que é muito fácil confundir os significados.

É SEO pra cá, SEM pra lá. Sem falar no SMM e SMO! E para complicar ainda mais, todas essas siglas são acrônimos de palavras em inglês.

Mas, para evitar a gafe, iremos explicar o significado de cada uma delas:

SEO – Search Engine Optimization:

Em português, quer dizer “otimização para o mecanismo de busca”.

Mas o que é um mecanismo de busca?

É o Google ora bolas! (além do Yahoo, Bing, etc.) Esta otimização é um conjunto de técnicas aplicadas em um site (e fora dele) que contribuem para um melhor posicionamento nos resultados da busca natural.

Busca natural? O que é isso?

Quando realizamos uma pesquisa no Google, os primeiros resultados exibidos são resultados patrocinados. Eles ficam destacados em um box amarelado no topo e no canto direito da tela.

Os links que se encontram abaixo deste box, são os resultados da busca natural (ou busca orgânica).

SEO – Search Engine Optimization

E por que isso é bom?

Porque traz visitas qualificadas! São clientes que digitaram um termo no Google e encontraram o seu site bem posicionado no ranking! Veja mais sobre o trabalho de SEO aqui.

SEM – Search Engine Marketing:

Em português, quer dizer “marketing para o mecanismo de busca”. O SEO é uma forma de SEM. Mas não se limita somente a isso. O SEO, como já vimos, é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento no ranking orgânico da busca. Outra forma de SEM são os chamados Links Patrocinados e Rede de Display.

Links Patrocinados:

Como já citado acima, os links patrocinados são os resultados que aparecem em um box amarelo no topo e no canto direito quando realizamos uma pesquisa.

Marketing Digital

Estes resultados são pagos e aparecem para o usuário imediatamente após a configuração da campanha. Sendo assim, o site começa a receber visitas rapidamente!

Configuração da campanha? Como assim?

O Google oferece a ferramenta Adwords. Nela, podemos configurar toda a campanha segmentando de diferentes formas. O custo é por clique! Isso mesmo, o valor só é descontado quando o cliente clica em seu anúncio. Veja mais sobre Adwords aqui.

SMO – Social Media Optimization:

Em português, quer dizer “otimização de mídias sociais”. O principal objetivo do SMO é aumentar o número de visitantes (seguidores, curtidores, etc) em qualquer mídia social e, consequentemente, trazer mais visitas para o seu site/blog. Por conta disso, Rohit Bhargava (inventor da sigla SMO) afirma que SMO é o SEO das mídias sociais.

As estratégias de SMO giram em torno de:

• Criação de conteúdo relevante (que traga o usuário para o seu site/blog)

• Compartilhamento deste conteúdo

• Estímulo ao compartilhamento deste conteúdo pelos usuários

• Interação com os usuários nas mídias sociais

• Ser útil para o usuário (Tirar dúvidas, manter um relacionamento, etc.)

SMM – Social Media Marketing:

Em português, quer dizer “marketing em mídias sociais”. O SMO, mostrado acima, é uma das táticas de um bom projeto de SMM.

Como o próprio nome sugere, o SMM é responsável por toda a estratégia, planejamento e mensuração dos resultados do marketing aplicado nas redes sociais.

Sendo assim, todo este trabalho de marketing nas mídias sociais reforça as estratégias do SMO, visando um bom posicionamento da marca no meio digital, com engajamento e relacionamento.

Via LOUD

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