Um Dia, Escritórios Serão um Conceito do Passado – Richard Branson
Trabalho OnLine

Um Dia, Escritórios Serão um Conceito do Passado – Richard Branson

Quando um dos empresários mais inovadores do mundo afirma uma coisa, temos que pelo menos prestar muita atenção. O conceito de teletrabalho move paixões, pró e contra. E você, o que acha?

Há um grande debate atual sobre trabalho remoto. Trabalhar de casa pode ser efetivo? Contratar teletrabalhadores pode ser uma solução para o seu negócio?

De um lado do debate, grandes players como Yahoo e Bloomberg. O primeiro informou que não contará mais com teletrabalhadores e o segundo, por meio de seu presidente e atual prefeito de Nova Iorque, rechaçou qualquer possibilidade de trabalho remoto, e ainda disse que essa ‘é uma das ideias mais estúpidas que já ouviu”

Na outra ponta startups e empresas estabelecidas como Basecamp (27 signals) e Virgin. A primeira, cujos autores já são escritores de best seller do New York Times e estão prestes a lançar um novo livro sobre teletrabalho, e a Virgin, do megaempresário Richard Branson, tem em seu presidente um grande defensor do trabalho remoto. Branson inclusive publicou em seu blog a frase-título deste artigo: “Um dia, escritórios serão coisa do passado.”

Dizer que o teletrabalho é inaplicável ou a solução para as empresas é um começo de discussão, mas acho que, nesse debate, falta considerar alguns pontos importantes.

* Trabalhar e selecionar pessoas localmente é incrivelmente restritivo.

Há limites no talento e disponibilidade de pessoas em uma determinada localização geográfica. Por exemplo, se sua empresa se situa em um local com 2 mil habitantes, você estará limitado a escolher entre essas 2 mil pessoas. Será que isso permite que você encontre exatamente quem está procurando? Provavelmente não. Ao invés de levar sua empresa para outro local ou investir muito, trazendo pessoas para a sua região, porque não considerar empregar pessoas de outra cidade, outro estado ou outro país?

Mesmo se você morar em uma cidade grande, como São Paulo por exemplo, suas opções “próximas” ainda são limitadas. Para cada tipo de posição, há outras cidades, estados ou países que têm melhor combinação de talento e custo

Apesar de 64% das pessoas que acessam a internet visitarem sites de outros países para estudar ou se instruir sobre determinados assuntos, quando o tema é empregar pessoas de outros países isso ainda é tabu. Os empregadores têm grande dificuldade de aceitar que os contratados estejam realmente trabalhando. Sempre pensam que eles passam o dia no Facebook, dormindo ou trabalhando meio expediente. Pouco se divulga essa informação, mas essa é uma preocupação também presente no emprego presencial – 85% das maiores empresas do mundo monitoram como seus empregados usam os computadores no trabalho. Até pouco tempo atrás não havia formas confiáveis de se acompanhar de maneira próxima trabalhadores remotos, mas hoje acompanhar esse acompanhamento é perfeitamente possível e o processo ficou fácil e ainda mais confiável.

Algumas características do trabalho presencial, teletrabalho e teletrabalhadores são:

- Nem todos preferem trabalhar de suas casas, mas todos consideram ser extremamente interessante a possibilidade por sua flexibilidade.

- Alguns trabalhos são melhor talhados para serem exercidos de forma remota, como desenvolvimento de software e produção de conteúdo, trabalhos que exigem longos períodos de concentração e a tranquilidade de se trabalhar de casa ajuda nisso.

- Certas pessoas precisam de um controle disciplinar e instruções ao longo do processo de trabalho, seja este presencial ou remoto. Ir a trabalho todos os dias é um evento mensurável, mas a produtividade em si não. Trabalhar é um sempre um ato que exige auto-disciplina.

Via marketingdigital.com.br | Alex Moraes

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: