9 Dicas Para Otimizar Seus Arquivos em PDF e Alcançar Ótimos Rankings (SEO)
PDF

9 Dicas Para Otimizar Seus Arquivos em PDF e Alcançar Ótimos Rankings (SEO)

Há pessoas que têm ótimos conteúdos em PDF e não os utilizam, por pensar que têm que os adaptar para HTML, a fim de serem indexados pelas buscas.

Para elas temos uma boa notícia: arquivos em PDF são lidos e indexados como qualquer página de internet. Isso significa que otimizar essas páginas para boa visibilidade e rankings é um processo direto e, hoje, mais fácil do que nunca.

Vamos a elas:

1 – Nome do Arquivo com Palavras-chave
Da mesma forma que uma página de internet, o nome de seu arquivo PDF é muito importante. Tente colocar no nome suas principais palavras-chave. Se esse artigo fosse um arquivo PDF, seu nome deveria ser algo como:
otimize-seus-arquivos-em-pdf-para-buscas-seo.pdf
Isso oferece às buscas uma indicação do assunto do documento.

2 – Use as Propriedades de Título do Arquivo PDF
Para especificar o título do arquivo que será exposto nas buscas vá em:
File (Arquivo) > Document (Documento) > Properties (Propriedades) > Specify Title (Especificar Título).
No exemplo que usamos no item anterior, o título deveria ser:
Otimize seus Arquivos em PDF Para as Buscas (SEO).

3 – Otimização de Conteúdo On-page
Assim como em uma página web, otimize o conteúdo do arquivo em PDF para as buscas. Coloque um título no topo da página com as palavras-chave de seu interesse, espalhe essas mesmas palavras-chave ao longo do texto, dando especial atenção às duas primeiras linhas, já que estas têm mais chance de aparecer na descrição de seu site nas buscas.

4 – Inclua Tags
A versão completa do Acrobat dá a habilidade de incluir tags nos arquivos em PDF. Para isso acesse:
Advanced (Avançado) > Acessibility (Acessibilidade) > Add Tags (Incluir Tags)
Nesse campo inclua as palavras-chave de seu interesse.

5 – Construa Links de Texto
As buscas podem ler links dentro dos arquivos em PDF. Ao criar um link para seu site, com o texto-âncora apropriado, você indica às buscas a ênfase que dá às palavras-chave constantes do texto-âncora e também atrai visitantes para o seu site.

6 – Link Building
Um arquivo PDF pode ter o ranking orgânico otimizado por meio de link building, como uma página normal. Busque conseguir links para seus arquivos em PDF, com textos-âncora de seu interesse, em páginas relevantes de terceiros ou suas. Quanto mais próximos das home pages (raiz) estiverem esses links, melhor. Isto é, um link vindo de www.domínio.com.br/link é melhor que www.dominio.com.br/artigos/seo/link.

7 – Use a versão apropriada do Acrobat
A maioria dos usuários de PDFs usam o Adobe Acrobat para ver esse tipo de arquivo. Apesar de a atual versão do Acrobat ser o Acrobat 11, a maioria dos usuários e das buscas demoram um pouco a utilizar novas versões, demorando, de acordo com pesquisas, de 12 a 18 meses para adotar essas versões. Assim, hoje recomendaríamos o uso de Adobe Acrobat 9 ou 10 para a conversão de seus documentos. Isso asseguraria compatibilidade com a maior parte dos usuários.

8 – Use Documentos Baseados em Texto
Lembre-se que arquivos em PDF são uma forma elaborada de apresentar documentos ricos em conteúdo textual. Se você exagerar nas imagens, seus arquivos PDF podem se tornar grandes e pesados, ficando lentos e fazendo com que as buscas indexem menos páginas do documento. Isto posto, não carregue a mão nas imagens e foque no conteúdo em texto.

9 – Fique Atento Para as Permissões do Seu PDF
É sempre uma boa ideia proteger seu arquivo PDF. Isso evita (ou pelo menos dificulta) que pessoas roubem conteúdo de seu arquivo, façam alterações e o publiquem diretamente em suas páginas.

A vantagem desse procedimento é poder publicar documentos inteiros, sem ter que quebrá-los em diversas partes, a fim de de atender o limites de tamanho normalmente impostos às páginas em HTML. Lembre-se que conteúdo é o maior apelo que sua página pode ter para atrair visitas, vendas, parceiros…

Via marketingdigital

Leia Também:

Deixe Seu Comentário: